quarta-feira, 4 de maio de 2011

Aniversariante do Dia - Audrey Hepburn

Pensei fazer uma sessão de posts para homenagear as aniversariantes do dia que nos inspiram com sua beleza. E nada melhor que abrir essa seção com a Diva Audrey Hepburn.

Quando penso em elegância e beleza, penso em Audrey Hepburn. Dona de uma beleza clássica, delicada, sempre achei ela linda, elegante, uma referência de beleza. O delineador e suas sombrancelhas grossas eram marcas registradas, e seus cortes de cabelo e penteados foram copiados mundo afora. 




Nascida Audrey Kathleen Ruston, em 04 de maio de 1929, era a única filha um banqueiro. Seus pais se divorciaram quando ela tinha 9 anos e para mantê-la afastada das brigas familiares, sua mãe enviou-a para um internato na Inglaterra, onde ela se apaixonou pela dança.

Quando a Segunda Guerra Mundial estourou sua mãe decidiu então levá-la para viver na Holanda, país neutro. Após o final da Guerra, Audrey e sua mãe mudaram-se para a Inglaterra, onde ingressou na prestigiada escola de dança Marie Lambert, mas ela foi considerada alta demais (tinha 1,70) e não tinha talento suficiente para tornar-se uma bailarina prima.

A partir dai passou a trabalhar como corista e modelo fotográfica para garantir o sustento da família, foi neste moment que investiu em atuação. Sua estréia foi no documentário Dutch in Seven Lessons, seguido por uma série de pequenos filmes britânicos e franceses.


Em 1952, foi vista no saguão do hotel em que estava hospedada pela escritora Collette, que trabalhava com a montagem para a Broadway da peça Gigi e ganhou o papel.

Após Gigi, Audrey participou de uma audição para o filme A Princesa e o Plebeu e foi escalada para viver a princesa. Por sua atuação neste filme Audrey ganhou o Oscar de melhor atriz.


Logo depois recebeu o Tony por sua atuação em Ondine. Audrey também faria Sabrina, que rendeu-lhe a segunda indicação ao Oscar. Ela ainda gravou com seu então marido, Mell Ferrer, Guerra e Paz, Cinderela em Paris, Amor na Tarde, A Flor que não morreu, Uma cruz a beira do abismo (que rendeu-lhe a terceira indicação ao Oscar) e o passado não perdoa.



Após dar a luz ao seu primeiro filho, voltou a Hollywood para estrelar Bonequinha de Luxo, em um papel que a transformaria em um ícone de estilo e classe, e pelo qual seria lembrada para sempre. Por viver a prostituta de luxo Holly Golightly ela receberia sua quarta indicação ao Oscar.



Em 1954 foi considerada a atriz mais bonita do século XX.

Após atuar em mais de 27 filmes, Audrey em 1987 deu início a seu mais importante trabalho: o de Embaixatriz da Unicef. Audrey, foi vítima da guerra, e sentia-se em débito com a organização, pois foi o "United Nations Relief and Rehabitation Administration" (que deu origem à UNICEF) que chegou com comida e suprimentos após o término da Segunda Guerra Mundial, salvando sua vida.


Ela passou o ano de 1988 viajando como Embaixatriz, tendo participado de missões no Sudão, El Salvador, Somália, México, Equador, Venezuela, Vietnã, Tailândia e Etiópia.

Em 1989 faria uma participação especial como um anjo em Além da eternidade e este seria seu último filme.

Audrey passou seus últimos anos em incansáveis missões pela Unicef, visitando países, dando palestras e promovendo concertos com causas e mesmo com uma certa idade continuou maravilhosa.




Em 1993 foi diagnosticada com câncer de apêndice,que espalhou-se para o cólon. Faleceu no dia 20 de janeiro de 1993, aos 63 anos.


Um dos poemas que ela adorava falava sobre beleza e chamava-se:

Dicas de beleza por Sam Levenson


Para ter lábios atraentes, diga palavras doces.
Para ter olhos belos, procure ver o lado bom das pessoas.
Para ter um corpo esguio, divida sua comida com os famintos.
Para ter cabelos bonitos, deixe uma criança passar seus dedos por eles pelo menos uma vez por dia.
Para ter boa postura, caminhe com a certeza de que nunca andará sozinho.
Pessoas, muito mais que coisas, devem ser restauradas, revividas, resgatadas e redimidas; jamais jogue alguém fora.
Lembre-se que, se alguma vez precisar de uma mão amiga, você a encontrará no final do seu braço. Ao ficarmos mais velhos, descobrimos porque temos duas mãos: uma é para ajudar a nós mesmos, a outra é para ajudar o próximo.
A beleza de uma mulher não está nas roupas que ela carrega, ou na forma como penteia o cabelo. A beleza de uma mulher deve ser vista nos seus olhos, porque esta é a porta para seu coração, o lugar onde o amor reside.
A beleza de uma mulher não está na expressão facial, mas a verdadeira beleza de uma mulher está refletida em sua alma. Está no carinho que ela amorosamente dá, na paixão que ela demonstra.
A beleza de uma mulher cresce com o passar dos anos.

Fontes: Wikipédia, site oficial de Audrey Hepburn e site oficial  UNICEF
Fotos: site oficial de Audrey Hepburn e site oficial  UNICEF

2 comentários:

  1. Olá Flávia. Cheguei ao seu blog procurando pela Audrey! Você fez uma linda homenagem! Ela merece tudo o que dizem dela, porque ela sempre foi linda, talentosa, muito humana; quanto mais leio sobre ela, mais fico encantada!! Amei seu blog! As dicas são ótimas e vou visitá-lo com frequência! Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Audrey realmente é incrível,além de linda.Tinha um rostinho tão meigo e delicado!!! Parabéns pela homenagem a eterna "bonequinha de luxo"!!!

    ResponderExcluir